“A universidade ainda está aberta?”: o que diz a comunidade do entorno sobre a Universidade Federal do Pampa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v16i16p1-21Palavras-chave:
Universidade, Comunidade, Acesso ao Ensino SuperiorResumo
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de campo produzida no município de Jaguarão/RS sobre as visões da comunidade em relação à Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão. Assim, desenvolveu-se um estudo de caso, durante o ano de 2018, nos bairros periféricos que estão no entorno da universidade. Através de um questionário foram alcançados sessenta e seis sujeitos de pesquisa. Com estes, após a coleta, foi produzida uma análise de dados que nos sugere o tipo de relação que essa comunidade possui com a universidade. Os dados indicam que, apesar do impacto positivo da instituição, sendo considerada mais um elemento para o acesso ao Ensino Superior dessa população, ainda existem desafios que por ora obstaculizam o acesso à universidade, como a realidade fronteiriça de índices de formação baixos, conectados a um imaginário que afasta parte dessas pessoas do meio acadêmico que foi criado com o objetivo principal de alcançar essas populações.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2020 Isadora Cabreira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).