A Cáritas em dois atos: luta e resistência no Baixo Jaguaribe
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.21.2025.227035Palavras-chave:
Vale do Jaguaribe, Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, Tabuleiro de Russas, Resistência, AgronegócioResumo
Este artigo explora a complexa questão agrária no Vale do Jaguaribe, no Estado do Ceará, destacando diferentes maneiras pelas quais a população rural se organiza, luta e resiste. A região tem sido cenário de conflitos históricos sobre o uso da água e a posse de terras, desde os tempos coloniais. Nas últimas décadas, os enfrentamentos na região foram marcados pela forma como o Estado lida com as populações rurais e pela territorialização do capital, com o avanço do agrohidronegócio, incluindo atividades como a fruticultura irrigada e a carcinicultura, que têm impactado significativamente o território. Neste texto destacamos a importância da atuação da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte (CDLN) como uma instituição fundamental no apoio, amparo e fomento dos processos de disputa na região. A análise das ações da CDLN e dos agentes envolvidos permite compreender como essas intervenções têm alterado a realidade das comunidades rurais do Vale do Jaguaribe ao longo de quase sete décadas. A resistência das comunidades locais, por meio de estratégias como a ação direta no Programa de Integração do Rio Jaguaribe (PITR), demonstra a importância da mobilização e da busca por alternativas diante dos desafios enfrentados. Metodologicamente, abordamos principalmente os documentos existentes no acervo da CDLN com o fito de transformá-las em fontes históricas. Também foram realizadas entrevistas temáticas para perscrutar as memórias sobre as formas de luta.
Downloads
Referências
ALVES, M. O. Mercado, arame e estado: recursos comuns e resistência em Lagoa dos Cavalos no sertão do Ceará. Tese (Doutorado), Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
AQUINO JÚNIOR, F. de. Entrevistador: Mário Martins. Seminário da Prainha, Fortaleza-CE. 29/03/2015. Entrevista concedida ao COMTER – UFC, 2015, p. 11.
ARÓSTEGUI, J. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru: EDUSC, 2006
BEZERRA, P. C. G. A visão da comunidade de informações sobre a atuação dos bispos católicos na ditadura militar brasileira (1970-1980). Rio de Janeiro: UFRJ/PPGHIS, 2010.
CASTELO BRANCO, S. História Oral: reflexões sobre aplicações e implicações. Revista Novos Rumos Sociológicos, v. 8, n. 13, p. 8-27, jan./jul., 2020.
CAVALCANTE, L. V. “As firmas tomaram conta de tudo”: agronegócio e questão agrária no Baixo Jaguaribe - CE. 2019. Tese (Doutorado), Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019.
FERREIRA, M. J. M.. Gestão e uso dos recursos hídricos e a expansão do agronegócio: água para quê e para quem? Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2016, vol. 21, n. 3, pp. 743-752. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000300743&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 jun. 2024.
GINZBURG, C. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GODINHO, P. A celebração como mecanismo de reiteração de uma cultura resistente: o caso do Couço (1958-1962). Etnográfica, [s. i.], v. 4, n. 1, p. 129-152, 2000.
HALL, S. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T. T. da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2000, 4. ed., p. 103-133.
HOBSBAWM, E. J. Sobre história: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
KOSELLECK, R. Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto e Editora PUC-Rio, 2006.
LIMA, A. M. de. Entrevista de história de vida. Comunidade Lagoa dos Cavalos. COMTER/UFC. 27 jun. 2016.
LIMA, O. S. Entrevista de história de vida e temática. Comunidade Sítio Junco, Russas, Ceará. COMTER/UFC. 29 jan. 2020.
MOREIRA, C. R. Sob o céu com o pé na terra: a ação da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte no Baixo e Médio Jaguaribe – Ceará – Brasil (2002 – 2019). 2021. Dissertação (Mestrado), Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
OLIVEIRA, A. S. Entrevista de história de vida e temática. COMTER/UFC. 27 jan. 2020.
PUNTONI, Pedro. A Guerra dos Bárbaros: povos indígenas e a colonização do Sertão Nordeste do Brasil, 1650-1720. São Paulo: Hucitec/Edusp/Fapesp, 2002.
SCOTT, J. C. Los dominados y el arte de la resistencia: Discursos ocultos. Tradução de Jorge Aguilar Mora. México: Ediciones Era, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Me. Carolina Rodrigues Moreira, Dr. Mário Martins Viana Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).