Training workers for college entrance students

The transformations of the speech of the Lyceum of Arts and Crafts of São Paulo in the second half of the 20th and 21st century

Authors

  • Raphael Leon Vasconcelos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v0i15p101-119

Keywords:

Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, objetivos pedagógicos, ensino profissionalizante, vestibular

Abstract

O presente artigo possui como intenção analisar as transformações dos objetivos pedagógicos do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo na segunda metade do século XX e início do XXI. De uma escola que visava a formação de trabalhadores para a indústria passou a se tornar cada vez mais preocupada com o acesso ao ensino superior. Se em algumas décadas atrás não estava na missão do Liceu preparar o estudante para o vestibular, no século XXI percebe-se que grande parte da propaganda oficial da escola é o fato dela ser uma das que mais possuem alunos que ingressam nas universidades públicas sem a necessidade de cursinhos. Tudo isso representa alterações na forma como é encarado o ensino e no próprio corpo discente.

Os estudos acerca do Liceu concentram-se muito mais no final do século XIX e início do XX havendo muitos poucos trabalhos que exploram a segunda metade do século XX. O artigo pretende analisar esse momento histórico em que a instituição já tinha apartado o seu setor industrial do seu setor de ensino. Se em um primeiro momento, os alunos estavam associados aos ofícios do artesão e participavam da produção (inclusive tendo a possibilidade de vender os seus próprios produtos para o mercado), nos anos 40 começou haver uma especialização do setor educativo. Este é o período inicial a qual pretendo analisar e a partir dele, compreender as transformações até os dias atuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Raphael Leon Vasconcelos, Universidade de São Paulo

    Master's student in Social History at the Universidade de São Paulo

Published

2019-12-20

How to Cite

Vasconcelos, R. L. (2019). Training workers for college entrance students: The transformations of the speech of the Lyceum of Arts and Crafts of São Paulo in the second half of the 20th and 21st century. Revista Angelus Novus, 15, 101-119. https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v0i15p101-119