Questão Nacional e descolonização no mundo árabe
as fontes ideológicas e os projetos políticos no Sudão
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i3.88855Palabras clave:
Sudão, Nacionalismo, Descolonização, África, Questão Nacional, Mundo ÁrabeResumen
O artigo tem o objetivo de compreender o processo de geração e consolidação dos movimentos nacionalistas sudaneses enquanto espaços aglutinadores dos anseios individuais de contestação à administração colonial e, sobretudo, enquanto agentes políticos proeminentes de transformação social. Diante do cenário de redimensionamento das relações entre Inglaterra e Egito (países colonizadores do Sudão entre 1898 e 1956), as elites nacionalistas passam a questionar de modo mais eloqüente, a partir da década de 1930, a situação de domínio em que se encontravam, tornando-se um grupo de pressão eficaz de oposição sistemática ao colonialismo anglo-egípcio, a partir da premissa de que se apoderar do Estado e construir a nação seriam fatores indispensáveis para a realização efetiva de suas aspirações políticas. Ainda, o artigo visa identificar as fontes de que os nacionalistas sudaneses bebem: explorar as matrizes ideológicas advindas, sobretudo, do mundo árabe ajuda a reconhecer os elementos que influenciam nas formulações nacionalistas sudanesas, e compõem o repertório de ideias de seus projetos de nação. Em suma, será observado o processo histórico de emergência e consolidação dos nacionalismos no Sudão, os elementos ideológicos que os influenciam, as políticas formuladas em função dessas ideias, suas convergências e inflexões.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).