Poética das ruínas e modernidade: acerca de alguns fragmentos da crítica de arte de Denis Diderot sobre Hubert Robert

Auteurs

  • Flávia Falleiros Universidade Estadual Paulista

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i17p42-64

Mots-clés :

Diderot, Robert, Ruínas, Modernidade

Résumé

Esse artigo apresenta algumas reflexões sobre a crítica de arte de Denis Diderot relativa ao pintor Hubert Robert (1733-1808). Partindo de algumas considerações quanto ao sentido da emergência do motivo pictórico da ruína no século XVIII, a autora propõe uma análise de alguns excertos sobre o pintor, contidos no Salão de 1767; ao mesmo tempo, apresenta a tradução de um florilégio dos fragmentos sobre Robert, analisando-os. Ao cabo da reflexão, a autora conclui que a “poética das ruínas” de Diderot se inscreve na ruptura com alguns dos mais importantes preceitos da estética clássica, na medida em que questiona o ideal iluminista que, confiante no progresso, via, na arte, um meio para instruir e elevar moralmente. Nesse sentido, a crítica de Diderot a Robert pode ser considerada moderna.

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Biographie de l'auteur

  • Flávia Falleiros, Universidade Estadual Paulista

    Professora de Teoria Literária na UNESP. 

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Publiée

2023-12-09

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Falleiros, F. (2023). Poética das ruínas e modernidade: acerca de alguns fragmentos da crítica de arte de Denis Diderot sobre Hubert Robert. Rapsódia, 1(17), 42-64. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i17p42-64