Administração da produção artesanal em empresa cooperativa: o caso da Copala
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000200008Palavras-chave:
administração da produção, produção artesanal, empresa cooperativa, estratégia de produçãoResumo
O objetivo neste trabalho é analisar a administração da produção artesanal em empresa cooperativa, por meio dos elementos estruturais e infra-estruturais da estratégia de produção desenvolvida por esse tipo de organização. Para a consecução desse objetivo, tomou-se por base o estudo do caso da Cooperativa dos Produtores Artesanais do Rio Grande do Norte (Copala). O modelo de análise proposto resultou da adoção do modelo definido no âmbito da disciplina da Gestão da Produção e tem como fator crítico a Estratégia de Produção. Aborda-se o conceito de empresa cooperativa definida a partir do pensamento arizmendiano e apresenta-se a administração da produção conceitualmente, evidenciando os elementos da estratégia de produção e utilizando um referencial analítico fundamentado, principalmente, nos estudos de Davis et al. (2001). O estudo do caso apresenta evidências de que a Cooperativa tem sido capaz de adotar várias ações estratégicas, o que a torna mais competitiva em seu processo produtivo, favorecendo sua permanência no mercado capitalista. Uma dessas estratégias é a adoção do acompanhamento às exigências do consumidor por meio da flexibilidade na introdução de novos modelos, que tem se constituído em um determinado tipo de modernização do produto.Downloads
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Publicado
2006-06-01
Edição
Seção
Estudos sobre Governança
Como Citar
Administração da produção artesanal em empresa cooperativa: o caso da Copala. (2006). Revista De Administração, 41(2), 208-217. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000200008