Linguagem fílmica: uma metáfora de comunicação para a análise dos discursos nas organizações

Autores

  • Alessandra Demite Gonçalves de Freitas Universidade Nove de Julho
  • Nildes Raimunda Pitombo Leite Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1186

Resumo

O objetivo da pesquisa aqui relatada foi investigar a linguagem fílmica como metáfora de comunicação para a análise dos discursos nas organizações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso da estratégia de análise fílmica. Os dados foram coletados por meio da observação indireta e não participante, registrados em protocolo de observação. Foi utilizada a estratégia de análise de discurso do personagem do Rei George VI no filme comercial/artístico O discurso do rei; a análise documental do filme documentário The king speaks - "The true story behind the film" e a análise de conteúdo da obra literária biográfica O discurso do rei - "Como um homem salvou a monarquia britânica". Nos resultados, reforçou-se que o uso da linguagem fílmica, nesta pesquisa, contribui para o entendimento do fenômeno da comunicação nas organizações. Seu uso cria a oportunidade de simulação a partir de cenas que podem ser comparadas com dados inseridos no contexto organizacional, como metáforas, desde que haja cuidado com a dimensão afetiva envolvida no processo de significação fílmica. Sua utilização torna-se conveniente, desde que não se permita a escolha do filme pelo filme e que haja um alinhamento entre o filme escolhido e o construto que se pretende investigar.

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Publicado

2015-03-01

Edição

Seção

Ensino, Pesquisa & Produção Acadêmica

Como Citar

Linguagem fílmica: uma metáfora de comunicação para a análise dos discursos nas organizações. (2015). Revista De Administração, 50(1), 89-104. https://doi.org/10.5700/rausp1186