Diferenciação social e acesso a treinamento em organização de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.1016/rausp.v23i3.179811Palavras-chave:
acesso a treinamento, participação em treinamento, treinamento em organização de pesquisa, diferenciação social em treinamento, estratificação ocupacional e treinamentoResumo
O objetivo do presente trabalho e o de investigar a relação entre diferenciação social e o treinamento de curta-duração, numa amostra aleatória de 1.104 empregados da EMBRAPA. As variáveis dependentes foram participação em treinamento e quantidade destas participações. Através de testes de qui-quadrado e de análises de regressaão múltipla, relacionou-se estas variáveis a 40 variáveis independentes estratificatórias, classificadas em quatro grupos: características individuais, ocupacionais, organizacionais e regionais. Salário medio e posição de supervisão são estratificadores de treinamento somente nas unidades de pesquisa. Aparecem exclusivamente nas unidades de apoio a pesquisa, por outro lado, a idade dos empregados e o total de cursos que suas unidades oferecem. Tanto nas unidades "fim" quanto "meio", são as seguintes as variáveis significativamente relacionadas a participação e a quantidade de participação em treinamentos: grupo ocupacional, requisites do cargo, natureza das tarefas e nível de satisfação com o trabalho (nas unidades de apoio) ou com o relacionamento psicossocial (nas unidades de pesquisa). Conclui-se que a estratificação encontrada para o treinamento reflete a estratificação ocupacional mais ampla da propria organização estudada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1988 Revista de Administração
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.