A influência do desempenho motor no “status” social percebido por crianças
DOI:
https://doi.org/10.1590/1807-55092016000401069Resumo
Este estudo teve como objetivos descrever o desempenho motor de crianças e adolescentes em relação ao “status” social dos mesmos segundo a percepção dos colegas nos diferentes sexos, além de verificar se há o efeito sexo nessa possível associação. Participaram desta pesquisa 300 crianças e adolescentes do 3º ao 5º ano e da 4a a 6a série do Ensino Fundamental de duas escolas públicas, com idades entre oito e 14 anos. Os instrumentos utilizados foram a Bateria motora TGMD-2 e a Escala Subjetiva de Status Social. As meninas apresentaram melhor desempenho motor que os meninos, no entanto, apenas os meninos com melhor desempenho motor também apresentaram maior “status” social percebido. Tal situação nos indica que os meninos estão mais suscetíveis a avaliações sociais positivas pautadas em competências físicas que as meninas, podendo fazer uso do seu melhor nível de desempenho motor para elevar a sua popularidade na escola através de práticas esportivas.Downloads
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Publicado
2016-12-01
Edição
Seção
Pedagógica e Comportamental
Licença
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Como Citar
MEDEIROS, P., ZEQUINÃO, M. A., & CARDOSO, F. L. (2016). A influência do desempenho motor no “status” social percebido por crianças . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 30(4), 1069-1077. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000401069