A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092004000100006Palavras-chave:
Educação Física na escola, Aderência, Evasão das aulasResumo
O objetivo do presente estudo foi verificar as origens e as razões pelas quais os alunos se afastam da prática da atividade física regular analisando o universo da Educação Física na escola. Especificamente procurou-se: a) levantar o número de dispensados das aulas de Educação Física na escola; b) investigar as opiniões dos alunos a respeito das aulas de Educação Física e como elas se modificam ao longo dos ciclos escolares; c) verificar quando os alunos iniciam o afastamento das aulas de Educação Física escolar e da prática da atividade física fora da escola; e d) levantar informações do porque ocorre o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário contendo 14 questões a 1.172 alunos divididos entre a 5a. e 7a. série do Ensino Fundamental e 1o. ano do Ensino Médio da rede pública estadual de Rio Claro. Os resultados indicaram que há um progressivo afastamento dos alunos das aulas de Educação Física e da prática da atividade física fora da escola, além de um aumento do número de alunos que não freqüentam/participam/apreciam as aulas regularmenteDownloads
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Publicado
2004-03-01
Edição
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naodefinida
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Como Citar
Darido, S. C. (2004). A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 18(1), 61-80. https://doi.org/10.1590/S1807-55092004000100006