Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092004000200003Palavras-chave:
Diagnóstico, Prescrição, Análise de habilidades técnicas, VoleibolResumo
O estudo teve por objetivo analisar as relações entre as competências de diagnóstico e de prescrição pedagógica referentes a habilidades técnicas no voleibol. Participaram no estudo 24 professores de educação física, dos quais 12 sem especialização e 12 com especialização em voleibol. Definiram-se 29 indicadores de eficiência e aplicou-se uma prova-vídeo, seguida de entrevista estruturada para a avaliação das competências de diagnóstico e de prescrição. Estabeleceu-se a relação entre os indicadores de eficiência a partir da análise das correlações e da análise fatorial de componentes principais, para determinar os principais fatores de relação entre as competências de diagnóstico e de prescrição. Os resultados demostraram que existe uma relação positiva e significativa entre as competências de diagn óstico e de prescrição para a totalidade da amostra, sendo mais forte no grupo dos especialistas. Para o grupo de não-especialistas verificou-se a existência de dois fatores ao nível das competências de diagnóstico e de prescrição: um fator geral e um de causalidade. A análise em relação à totalidade da amostra revelou uma associação global entre variáveis, exceto na detecção das causas dos erros para os não-especialistasDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2004-06-01
Edição
Seção
naodefinida
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Como Citar
Rosado, A., Virtuoso, L., & Mesquita, I. (2004). Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 18(2), 151-157. https://doi.org/10.1590/S1807-55092004000200003