Efeitos da freqüência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras

Autores

  • Umberto Cesar Corrêa Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • João Augusto de Camargo Barros Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Cinthya Walter Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Virgínia da Silva Almeida Martel Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092005000200004

Palavras-chave:

"Feedback", Conhecimento de performance, Aprendizagem motora, Habilidade com corda

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi investigar os efeitos da freqüência do conhecimento de performance (CP) na aprendizagem de habilidades motoras. Participaram da pesquisa 35 sujeitos do sexo feminino com idades entre 20 e 30 anos, os quais foram organizados em dois grupos experimentais: CP 100% (n=18) e CP 33% (n = 7). Foi utilizada como tarefa de aprendizagem uma habilidade com corda da GRD. O delineamento envolveu as fases de aquisição e retenção com a execução de 60 e 10 tentativas respectivamente. O desempenho foi avaliado no que se refere ao padrão de movimento. De acordo com os resultados, houve desempenho similar entre os dois grupos no teste de retenção. Concluiu-se, dessa forma, que as freqüências de 100 e 33% possibilitaram aprendizagem semelhante

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Publicado

2005-06-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Corrêa, U. C., Barros, J. A. de C., Walter, C., & Martel, V. da S. A. (2005). Efeitos da freqüência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 19(2), 127-141. https://doi.org/10.1590/S1807-55092005000200004