Perturbação perceptiva e processo adaptativo na aprendizagem de uma tarefa de “timing” coincidente

Autores

  • Herbert Ugrinowitschi Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Umberto Cesar Corrêa Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Go Tani Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092005000400002

Palavras-chave:

Aprendizagem motora, Perturbação, Estabilização, Adaptação, Percepção

Resumo

Com base em um modelo de não-equilíbrio de aprendizagem motora, foi realizado um estudo para investigar o efeito da perturbação perceptiva no processo adaptativo em aprendizagem motora. O experimento teve duas fases: estabilização e adaptação, com 50 e 20 execuções, respectivamente. A tarefa motora consistiu em executar uma seqüência de ações com a mão dominante em relação a um estímulo visual (“timing” antecipatório em tarefas complexas). Na primeira fase, os sujeitos executaram a tarefa com o estímulo visual numa velocidade constante e igual para todos os grupos e, na fase de adaptação, foi inserida uma perturbação perceptiva caracterizada por uma mudança na velocidade do estímulo visual. Os grupos foram divididos de acordo com a perturbação: velocidade rápida, lenta, rápida/lenta e lenta/rápida. Os resultados mostraram apenas indícios de que o grupo com alteração da velocidade na metade do percurso (lenta/rápida) teve mais dificuldade em se adaptar.

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Publicado

2005-12-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Ugrinowitschi, H., Corrêa, U. C., & Tani, G. (2005). Perturbação perceptiva e processo adaptativo na aprendizagem de uma tarefa de “timing” coincidente . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 19(4), 277-284. https://doi.org/10.1590/S1807-55092005000400002