“Timing” coincidente em tarefas complexas: estudo exploratório do desempenho de adultos de diferentes idades em diferentes velocidades de estímulo visual

Autores

  • Umberto Cesar Corrêa Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Paula Helene Villela Oliveira Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Jorge Alberto De Oliveira Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Andrea Michele Freudenheim Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Cássio De Miranda Meira Junior Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Welber Marinovic Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Caio Graco Simoni Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Go Tani Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Rejane Paroli Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Herbert Ugrinowitsch Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092005000400005

Palavras-chave:

Timing coincidente, Desempenho, Tarefas complexas

Resumo

O objetivo desse estudo foi investigar o desempenho em uma tarefa complexa de “timing” coincidente em função da idade e da velocidade do estímulo visual. Os participantes foram 58 adultos voluntários de ambos os sexos (38 adultos jovens com idades entre 19 e 23 anos e 20 adultos maduros com idades entre 35 e 50 anos). Cada grupo de adultos foi dividido em três subgrupos de acordo com uma velocidade do estímulo visual (lenta, moderada e rápida). A tarefa consistiu em tocar cinco alvos em uma ordem pré-estabelecida em integração a um estímulo visual. A variável dependente foi o erro (absoluto, variável e constante). Os dados foram analisados por meio de estatística não-paramétrica, sendo que a ANOVA de Kruskal-Wallis apontou diferença entre os grupos apenas no erro constante. Todavia, o teste U de Mann-Whitney, com o p ajustado com o procedimento de Bonferroni não foi capaz de identificar entre quais grupos houve diferença. Pôde-se concluir que adultos jovens e maduros obtiveram similar desempenho em uma tarefa complexa de “timing” coincidente, independentemente da velocidade do estímulo visual.

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Publicado

2005-12-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Corrêa, U. C., Oliveira, P. H. V., Oliveira, J. A. D., Freudenheim, A. M., Meira Junior, C. D. M., Marinovic, W., Simoni, C. G., Tani, G., Paroli, R., & Ugrinowitsch, H. (2005). “Timing” coincidente em tarefas complexas: estudo exploratório do desempenho de adultos de diferentes idades em diferentes velocidades de estímulo visual . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 19(4), 307-315. https://doi.org/10.1590/S1807-55092005000400005