A construção das competências pedagógicas através da prática como componente curricular na formação inicial em educação física
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000100002Palavras-chave:
Educação física, Formação de professores, Prática pedagógica, Competências pedagógicasResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar os elementos constituintes das atividades de prática como componente curricular que contribuem para a construção das competências pedagógicas dos estudantes-professores na formação inicial em Educação Física. Participaram do estudo 10 professores-formadores do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Caxias do Sul - RS, e 10 estudantes-professores egressos desse curso, escolhidos intencionalmente entre aqueles que haviam participado de todas as modalidades de práticas pedagógicas. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram a análise documental e a entrevista, realizada tanto com os estudantes-professores, quanto com os professores-formadores. O estudo evidenciou a importância da realização das atividades práticas para a formação dos professores, tanto as práticas desportivas, quanto, e fundamentalmente, as práticas pedagógicas, desenvolvidas com os colegas e, principalmente, com os alunos da comunidade. A realização do planejamento das aulas, a possibilidade de aproximação do contexto escolar, o acompanhamento do professor-formador, as reflexões e os debates sobre a prática pedagógica, a inserção lenta e gradativa no mundo da docência, como preparação para os Estágios Supervisionados, e a descoberta da vocação para ser professor foram considerados os elementos constituintes da prática como componente curricular que mais contribuem para o desenvolvimento das competências pedagógicas dos estudantes-professores.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2007-03-01
Edição
Seção
naodefinida
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Como Citar
Marcon, D., Nascimento, J. V. do, & Graça, A. B. S. (2007). A construção das competências pedagógicas através da prática como componente curricular na formação inicial em educação física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 21(1), 11-25. https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000100002