A construção das competências pedagógicas através da prática como componente curricular na formação inicial em educação física

Autores

  • Daniel Marcon Universidade do Porto
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade de Caxias do Sul
  • Amândio Braga Santos Graça Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000100002

Palavras-chave:

Educação física, Formação de professores, Prática pedagógica, Competências pedagógicas

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar os elementos constituintes das atividades de prática como componente curricular que contribuem para a construção das competências pedagógicas dos estudantes-professores na formação inicial em Educação Física. Participaram do estudo 10 professores-formadores do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Caxias do Sul - RS, e 10 estudantes-professores egressos desse curso, escolhidos intencionalmente entre aqueles que haviam participado de todas as modalidades de práticas pedagógicas. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram a análise documental e a entrevista, realizada tanto com os estudantes-professores, quanto com os professores-formadores. O estudo evidenciou a importância da realização das atividades práticas para a formação dos professores, tanto as práticas desportivas, quanto, e fundamentalmente, as práticas pedagógicas, desenvolvidas com os colegas e, principalmente, com os alunos da comunidade. A realização do planejamento das aulas, a possibilidade de aproximação do contexto escolar, o acompanhamento do professor-formador, as reflexões e os debates sobre a prática pedagógica, a inserção lenta e gradativa no mundo da docência, como preparação para os Estágios Supervisionados, e a descoberta da vocação para ser professor foram considerados os elementos constituintes da prática como componente curricular que mais contribuem para o desenvolvimento das competências pedagógicas dos estudantes-professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-03-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Marcon, D., Nascimento, J. V. do, & Graça, A. B. S. (2007). A construção das competências pedagógicas através da prática como componente curricular na formação inicial em educação física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 21(1), 11-25. https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000100002