A prática constante-aleatória e o processo adaptativo de aprendizagem motora: efeitos da quantidade de prática constante
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000400005Palavras-chave:
Aprendizagem motora, Processo adaptativo, Estrutura de prática, Prática constante-aleatória, Quantidade de práticaResumo
O objetivo desse trabalho foi investigar os efeitos de diferentes quantidades de prática constante anteriormente à prática aleatória no processo adaptativo de aprendizagem motora, manipulando-se conjuntamente aspectos perceptivos e motores da tarefa. Os participantes foram 33 crianças de ambos os sexos com idades entre 10 e 12 anos. A tarefa consistiu em tocar cinco alvos em uma seqüência fazendo com que o último toque coincidisse com a chegada de um estímulo visual. O delineamento constou de três grupos de diferentes quantidades de prática constante e de duas fases (estabilização e adaptação). A prática aleatória e a perturbação envolveram a manipulação da velocidade do estímulo luminoso e do padrão de movimento. As variáveis dependentes foram os erros absoluto, variável e constante e as medidas relativas ao padrão de movimento (tempo de reação, tempo de movimento, timing relativo, pico de força, pico relativo de força, tempo de contato e tempo relativo de contato). Os resultados permitiram concluir que a prática constante, anteriormente à prática variada aleatória, é mais benéfica para o processo adaptativo de aprendizagem motora quando realizada até o alcance do desempenho-critério. E, que esse benefício é diminuído progressivamente de acordo com o aumento na quantidade de prática.Downloads
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Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
naodefinida
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Como Citar
Corrêa, U. C., Barros, J. A. de C., Massigli, M., Gonçalves, L. A., & Tani, G. (2007). A prática constante-aleatória e o processo adaptativo de aprendizagem motora: efeitos da quantidade de prática constante . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 21(4), 301-314. https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000400005