Educação Física como área de conhecimento na Escola de Educação Física e Esporte da USP: um estudo da sua trajetória e constituição a partir do seu periódico institucional
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000100003Palavras-chave:
História da educação física, Estudos socioculturiais, Área de conhecimentoResumo
O objetivo do estudo foi investigar a trajetória da Educação Física como uma área de conhecimento na Escola de Educação Física e Esporte da USP. Considerou-se como fonte para análise da pesquisa os editoriais publicados entre 1986 a 2004 na Revista Brasileira de Educação Física e Esporte e o discurso de posse do diretor da Escola publicado em 1988 - posto que a Revista representa um periódico científico da própria instituição. Utilizou-se como tratamento metodológico a análise de conteúdo proposta por Bourdieu (1983). Observou-se que houve, nesse período, um forte investimento institucional em produzir, organizar e sistematizar conhecimentos, aumentando a sua visibilidade e presença no cenário universitário. No entanto, a definição de uma clara identidade acadêmica, ou seja, uma estrutura que oriente a produção, a organização, a disseminação e a aplicação do conhecimento, ainda se constitui uma necessidade imperativa para a sua consolidação como uma área de conhecimento.Downloads
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Publicado
2008-03-01
Edição
Seção
naodefinida
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Como Citar
Silveira, S. R., & Tani, G. (2008). Educação Física como área de conhecimento na Escola de Educação Física e Esporte da USP: um estudo da sua trajetória e constituição a partir do seu periódico institucional . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 22(1), 35-44. https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000100003