O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000200007Palavras-chave:
Educação física, Ensino, Conhecimento pedagógico do conteúdo^i1^s, Conhecimento profissionalResumo
O objetivo deste estudo foi esclarecer aspectos relacionados ao conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), o qual tem sido estudado em diversas áreas de formação de professores, mas ainda é pouco abordado com profissionais da Educação Física no Brasil. Além de definir e apresentar ilustrações de modelos de conhecimento do professor, o estudo apresenta a estrutura e os elementos que constituem o PCK, relacionando-os com a área de Educação Física. A justificativa para tratar desta temática baseia-se também no período de reformas curriculares por que passam os cursos de graduação no Brasil, onde o PCK compreende um tipo de conhecimento importante na definição de um corpo de conhecimentos profissionais e auxilia na estruturação das práticas pedagógicas como componentes curriculares na formação de professores de Educação Física.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2008-06-01
Edição
Seção
naodefinida
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Como Citar
Ramos, V., Graça, A. B. dos S., & Nascimento, J. V. do. (2008). O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 22(2), 161-171. https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000200007