“Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000400003Palavras-chave:
Aprendizagem motora, Aprendizagem com autocontrole, Feedback, Conhecimento de resultados, Tarefa esportiva, Habilidade do golfeResumo
O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do “feedback” autocontrolado na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe. A amostra foi constituída de 30 estudantes universitários, distribuídos em dois grupos de 15 sujeitos, de acordo com os diferentes tipos de regimes de CR: autocontrolado e externamente controlado. A tarefa utilizada foi similar aos estudos de WULF, LAUTERBACH e TOOLE (1999) e WULF e SU (2007), onde os participantes tiveram que bater bolas de golfe, com um taco de ferro 9, com o objetivo de acertar um alvo circular com 50 cm de raio. O delineamento experimental constou de fases de aquisição e retenção. Os resultados demonstraram inexistência de diferenças significativas entre os grupos.Downloads
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Publicado
2008-12-01
Edição
Seção
naodefinida
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Como Citar
Chiviacowsky, S., Pinho, S. T. de, Alves, D., & Schild, J. F. G. (2008). “Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 22(4), 265-271. https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000400003