Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000400007Palavras-chave:
Educação física, Pedagogia, Conteúdo, Esporte, EstudanteResumo
O objetivo deste estudo foi identificar, mediar e problematizar os conceitos de esporte formados pelos alunos. A perspectiva da mediação pedagógica, em especial as contribuições de FONTANA (2000) e leitura sociológica de BOURDIEU (1983), foram fundamentos teóricos para pensarmos os conceitos de esporte produzidos em aula. A pesquisa, caracterizada como participante, foi realizada com alunos de sextas e sétimas séries de uma Escola Estadual localizada na cidade de São Paulo. Os dados foram sistematizados em relatórios referentes às aulas mediadas pelo professor/pesquisador. A partir da mediação pedagógica e da análise dos relatórios é possível considerar que houve mudança de pensamento dos estudantes em relação ao fenômeno esportivo na direção da natureza sociocultural.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-12-01
Edição
Seção
naodefinida
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Como Citar
Pimenta, T., & Honorato, T. (2010). Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 24(4), 493-505. https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000400007