Tendências atuais da pesquisa brasileira em Educação Física. Parte 2: a heterogeneidade epistemológica nos programas de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000100002Palavras-chave:
Educação Física, Pós-graduação, Pesquisa, Visibilidade, MultidisciplinarResumo
A fim de contribuir com o debate sobre a heterogeneidade epistemológica da Educação Física (EF) e a falta de critérios adequados para avaliar a pesquisa e estudos com enfoques pedagógicos e socioculturais, o presente trabalho se propõe a caracterizar a pesquisa atual em EF que tem origem nos programas de pós-graduação (PGs) no Brasil. A pergunta central é qual a principal tendência epistemológica da pesquisa originada nas PGs em EF no Brasil? Partindo desta pergunta, iniciamos uma detalhada análise da produção acadêmica de 11 PGs inseridos na área de avaliação de Educação Física. A análise baseou-se nos relatórios anuais do triênio 2001/2003, disponíveis "on-line" pela CAPES e que apresentavam as produções bibliográficas de cada PG. No total foram analisados 5.628 títulos dos diversos tipos de produção bibliográfica. Os dados sugerem que a pesquisa em EF, gerada pelas PGs, tem visibilidade muito restrita, uma vez que livros e anais, com circulação limitada, constituem-se nos principais veículos para difundir o conhecimento em EF. Os dados também indicam a prevalência de estudos com base biológica e, apoiados principalmente na fisiologia, o que reflete a construção histórica da área de EF. Entretanto, observou-se também um forte influência de outras disciplinas, ou em outras palavras uma grande heterogeneidade epistemológica.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-03-01
Edição
Seção
naodefinida
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Como Citar
Rosa, S., & Leta, J. (2011). Tendências atuais da pesquisa brasileira em Educação Física. Parte 2: a heterogeneidade epistemológica nos programas de pós-graduação . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 25(1), 7-18. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000100002