A imagem do atleta: publicidade em ano de Copa do Mundo de Futebol (Alemanha - 2006)

Autores

  • André Mendes Capraro Universidade Federal do Paraná
  • Grasielli Scheliga Universidade Federal do Paraná
  • Fernando Cavicchioli Universidade Federal do Paraná
  • Fernando Mezzadri Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000100015

Palavras-chave:

Futebol, Atleta, Mídia

Resumo

Tendo em vista o conciso vínculo entre economia e esporte, a imagem dos atletas de alto rendimento é uma referência para venda de marcas e produtos por meio de campanhas publicitárias. Dotados de talento e carisma, tais atletas exercem fascínio nos telespectadores. A mitificação do atleta é criada e sustentada pela mídia visando principalmente movimentar o mercado esportivo. Assim, a publicidade aumenta significativamente a venda/compra de produtos, tornando o espetáculo do futebol uma indústria que transforma hábitos e culturas. Este artigo visa analisar como tal processo ocorreu durante o período de realização da Copa do Mundo da Alemanha (2006).

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Publicado

2011-03-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Capraro, A. M., Scheliga, G., Cavicchioli, F., & Mezzadri, F. (2011). A imagem do atleta: publicidade em ano de Copa do Mundo de Futebol (Alemanha - 2006) . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 25(1), 163-171. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000100015