Marcos de desenvolvimento motor na primeira infância e profissionais da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.11606/1807-5509201900010005Palavras-chave:
Criança, Desenvolvimento Motor, Ambiente, Creche, Pré-Escola, Educação FísicaResumo
Estudos indicam que crianças no ensino infantil podem não atingir seu potencial de desenvolvimento, especialmente relacionado com o desenvolvimento motor. O objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento de profissionais que atuam diretamente com as crianças, em creches e pré-escolas, sobre marcos de desenvolvimento motor e seu entendimento sobre meio ambiente para potencializar o desenvolvimento
infantil. Um grupo randomizado de profissionais respondeu a um questionário, baseado na Escala Bayley III, para avaliação do desenvolvimento motor infantil e a uma questão aberta sobre ambiente. A pontuação média para os marcos do desenvolvimento motor relacionados a ações motoras finas, sensoriais e de percepção foi de 41% e de 45% em relação desenvolvimento motor grosso. Os profissionais pensaram o ambiente
apenas em aspectos particulares, sem relacioná-los entre si. Verificou-se que a maioria dos profissionais era licenciada em pedagogia ou tinha ensino médio relacionado com pedagogia. Os resultados apontam para falta de conhecimento sobre desenvolvimento motor infantil e ambiente adequado, o que pode gerar pobre estimulação cotidiana dentro destas instituições e dificuldades de observar se a criança precisa de atenção
especial ou intervenção. É necessário discutir-se mais o papel do professor de Educação Física no ensino infantil.
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