Preparação profissional e formação de professor em educação física e esporte
perspectivas a partir da prática
DOI:
https://doi.org/10.11606/1807-5509201900010145Palavras-chave:
Formação Profissional, Prática de Intervenção, Itinerários de AprendizagemResumo
O objetivo desse artigo foi discutir o papel da prática na preparação profissional em educação física e esporte. Inicialmente, refletiu-se sobre o papel que a prática ocupou e pode ocupar ao longo do curso de graduação. Em sequência, refletiu-se sobre a prática como práxis, favorecendo a aproximação entre a formação inicial e o campo de trabalho. Depois, buscou-se analisar a possibilidade da utilização de projetos temáticos com
práticas de intervenção, com a possibilidade de o aluno seguir por diferentes itinerários de aprendizagem ao longo da graduação. Todavia, levantou-se o fato que a operacionalização desses projetos pode esbarrar em empecilhos oriundos da falta de uma identidade claramente definida para a educação física e o esporte. Assim, concluiu-se que apesar das dificuldades, novas reflexões a respeito do tema podem surgir a partir de experiências bem-sucedidas com a prática de intervenção na área.
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