Educação Física no Ensino Médio: participação, interesse e opinião dos alunos quanto à obrigatoriedade no currículo escolar

Autores

  • Rosângela Ramos Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros. Departamento de Educação Física, Montes Claros, MG, Brasil.
  • Nayra Suze Souza e Silva Universidade Estadual de Montes Claros. Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Montes Claros, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i1p109-118

Palavras-chave:

Epidemiologia, Educação Física Escolar, Adolescentes, Estudantes

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a participação e o interesse dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física. Estudo epidemiológico, realizado com 2050 escolares do Ensino Médio distribuídos em 21 escolas da rede estadual de ensino. A amostra foi do tipo probabilística por conglomerados. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário autoaplicável com variáveis sociodemográficas, a participação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, a opinião quanto a retirada da disciplina e o interesse pelas aulas. Foi utilizado o teste estatístico Qui-quadrado para a comparação entre os sexos, adolescente ativo ou inativo e para comparação entre os diferentes anos do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) assumindo um nível de significância de p<0,05. Dos 2050 adolescentes participantes da pesquisa, 937 (45,8%) eram do sexo masculino e 1109 (54,2%) do sexo feminino, há uma diminuição na participação das aulas de Educação Física com o aumento da escolaridade; 27% dos adolescentes referiram que não participam das aulas de Educação Física, enquanto 92% afirmaram não concordar com a retirada da Educação Física do Ensino Médio. Identificamos nesse estudo uma elevada prevalência de alunos do Ensino Médio que não participam das aulas de Educação Física, com o predomínio de meninas entre os estudantes que não participam, no entanto, uma grande maioria não concorda com a retirada desse conteúdo da grade curricular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Moreira AFB. “Os parâmetros curriculares nacionais em questão.” Educação & Realidade. 1996;21.

Brasil, Secretária da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC; 1998.

Darido SC, Galvâo Z, Ferreira LA, Fiorin G. Educação Física no ensino médio: reflexões e ações. Motriz. 1999;5.

Darido SC. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Rev Bras Educ Fís Esporte. 2004;18:61-80.

Paiano R. Possibilidades de orientação da prática pedagógica do professor de Educação Física: situações de desprazer na opinião dos alunos. Rev Mackenzie Educ Fís Esporte. 2009;5.

Souza FTR, Pagani MM. A educação física escolar do ensino médio: a ótica do aluno. Rev Educ Cult Soc. 2012;2.

Cardoso AG, Nunez PRM. Percepção dos alunos do ensino médio em relação às aulas de educação física. Col Pesq Educ Física. 2014;13:125-132.

Brandolin F, Koslinski M, Soares AJG. A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio. J Phys Educ. 2015;26: 601-10.

Freitas MC. O aluno incluído na educação básica: avaliação e permanência. Cortez Editora; 2016.

Chicati KC. Motivação nas aulas de Educação Física no ensino médio. Rev Educ Física UEM. 2000;11:97-105.

Pereira RS, Moreira EC. A participação dos alunos do ensino médio em aulas de educação física: algumas considerações. J Physical Educ. 2005;16.

Betti ICR. O prazer em aulas de educação física escolar: a perspectiva discente. [dissertação]. Unicamp, Campinas; 1992.

Azevedo GSF, Imbiriba SLA, Agatti LSM. A educação física no ensino médio: um olhar sobre o corpo. Movimento. 2015;21.

Gariglio JÂ, Junior ASA, Oliveira CM. O “novo” Ensino Médio: implicações ao processo de legitimação da Educação Física. Motrivivência. 2017;29:53-70.

Matsudo S, Araujo T, Matsudo V, Andrade D, Andrade E, Oliveira LC, et al. Questionário internacional de atividade física (IPAQ): estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil. Ativ Física Saúde. 2001;6:5-18.

Brasil, Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. MEC/SEB Brasília; 2006.

Delgado DM, Paranhos TL. Fatores que levam a não participação das alunas nas aulas de Educação Física escolar no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso [Licenciatura em Educação Física]. Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro; 2009.

Ferreira MLS, Graebner L, Matias TS. Percepção de alunos sobre as aulas de educação física no ensino médio. Pensar Prát. 2014;17:734-50.

Viacava F. Informações em saúde: a importância dos inquéritos populacionais. Ciênc Saúde Col. 2002;7:607-21.

Waldman EA, Novaes H, Albuquerque MFM, Latorre MRD, Ribeiro MCSA, Vasconcellos M, et al. Inquéritos populacionais: aspectos metodológicos, operacionais e éticos. Rev Bras Epidemiol. 2008;11:168-79.

Soares AJ, Costa Ferreira Ad, Luz Moura D, Lisboa Bartholo T, Carneiro da Silva M. Tempo e espaço para educação corporal no cotidiano de uma escola pública. Movimento. 2010;16.

Darido SC. Os conteúdos da educação física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Perspect Educ Fís Escolar. 2001;2:5-25.

Gavarry O, Giacomoni M, Bernard T, Seymat M, Falgairette G. Habitual physical activity in children and adolescents during school and free days. Med Sci Sports Exerc. 2003;35:525-31.

Pizani J, Barbosa‐Rinaldi IP, de Miranda ACM, Vieira LF. (Des) motivação na educação física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Rev Bras Ciênc Esporte. 2016;38:259-66.

Bidutte LC. Motivation in the physical education classes in a private school. Psicol Escolar Educ. 2001;5:49-58.

Marzinek A. A motivação de adolescentes nas aulas de Educação Física. Brasília: Dissertação. Brasília: Universidade Católica de Brasília; 2004.

Pereira M. A Motivação nas aulas de educação física: um enfoque no ensino médio. [monografia]. 108 f. 2006.

Hernández ÁJL, Del Campo VJ, Martínez de Haro V, Moya Morales J. Percepción de esfuerzo en Educación Física y su relación con las directrices sobre actividad física. Rev Int Med Cienc Actividad Física Deporte. 2010;10.

Pinto FM, Vaz AF. Sobre a relação entre saberes e práticas corporais: notas para a investigação empírica do fracasso emaulas de educação física. Educ Realidade. 2009;34.

Santos MAGN, Piccolo VL. O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública. Rev Bras Educ Fís Esporte. 2011;25:65-78.

Moreira WW, Simões R, Martins I. Aulas de educação física no ensino médio. Campinas: Papirus; 2010.

Oliveira IB, Süssekind ML. Das teorias críticas às críticas das teorias: um estudo indiciário sobre. Rev Bras Educ. 2017;22.

Barni MJ, Schneider EJ. A educação física no ensino médio: relevante ou irrelevante. Instituto Catarinense de Pós-graduação. 2003:1631-53.

Oehlschlaeger MHK, Pinheiro RT, Horta B, Gelatti C, Sant’ana P. Prevalência e fatores associados ao sedentarismo em adolescentes de área urbana. Rev Saúde Pública. 2004;38:157-63.

Ceschini FL, Miranda MLDJ, De Andrade EL, De Oliveira LC, Araújo TL, Matsudo VR, Júnior AJ. (2016). Nível de atividade física em adolescentes brasileiros determinado pelo questionário internacional de atividade física (IPAQ) versão curta: estudo de revisão sistemática. Rev Bras Ciênc Movimento. 2016;24:199-212.

Silva KS, Nahas MV, Peres KG, Lopes AS. Fatores associados à atividade física, comportamento sedentário e participação na Educação Física em estudantes do Ensino Médio em Santa Catarina, Brasil. Cad Saúde Pública. 2009;25:2187-2200.

Barros MVG, Nahas MV, Hallal PC, Farias Júnior JC, Florindo AA, Barros SSH. Effectiveness of a school-based intervention on physical activity for high school students in Brazil: Th e Saude na Boa Project. J Phys Act Health. 2009;6:163-9.

Hoehner CM, Soares J, Perez DP, Ribeiro IC, Joshu CE, Pratt M, et al. Physical activity interventions in Latin American: a systematic review. Am J Prev Med. 2008;34:224-33.

Cale L, Harris J. Interventions to promote young people’s physical activity: issues, implications and recommendations for practice. Health Educ J. 2006;65:320-37.

Guedes DP, Lopes CC, Guedes, JERP. Reproducibility and validity of the International Physical Activity Questionnaire in adolescents. Rev Bras Med Esporte. 2005;11:151-158.

Downloads

Publicado

2021-04-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, R. R. V., & Silva, N. S. S. e. (2021). Educação Física no Ensino Médio: participação, interesse e opinião dos alunos quanto à obrigatoriedade no currículo escolar. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(1), 109-118. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i1p109-118