Os doutorados profissionais em Educação Física no contexto das universidades de classe mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2022e36190094

Palavras-chave:

Doutorado Profissional, Educação Física, Rankings Acadêmicos, Universidades de Classe Mundial

Resumo

No Brasil, seguindo tendência do mundo anglo-saxão, os doutorados profissionais começaram a ser implementados após marco legal de 2017, desafiando os diversos programas de pós-graduação do país. O objetivo deste estudo foi identificar se os Doutorados Profissionais em Educação Física são cursos comumente oferecidos pelas principais Universidades de Classe Mundial (UCM) e analisar as tendências desse tipo de doutorado nessas universidades. Tratou-se de um estudo de caráter exploratório, analítico-descritivo e comparativo que tomou como referência principal análise bibliográfica e de informações das páginas eletrônicas das universidades selecionadas. Para identificar as UCM, foi considerado o desempenho no Shanghai Ranking's - Global Ranking of Sport Science Schools and Departments (GRSSSD). Entre outras tendências, o estudo demonstrou que, embora seja comum a oferta nas principais universidades do mundo de Doutorados Profissionais em algumas áreas, como a Educação, o mesmo não acontece na área de Educação Física, sendo inusual sua existência entre as UCM, existindo diversas hipóteses explicativas.

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Biografia do Autor

  • Rosemary Theodoro Lee, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

    Mestre em Educação (linha de Políticas Públicas em Educação) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). É graduada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), pós graduação Lato Sensu pela UNIMEP em Preparação Física Desportiva (1994), e em Ciências do Esporte pela UNICAMP (1994) . Atualmente é Educadora Desportiva da Prefeitura Municipal de Paulínia. É membro da comissão de carreiras da Prefeitura Municipal de Paulínia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ginástica Artística. Trabalhou na área de Educação Física nos Estados Unidos, em várias escolas e academias.

  • Adolfo-Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

    Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Bolsista Produtividade em Pesquisa (área de Educação) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.  Coordenador acadêmico e membro fundador da REDE RANKINTACS - Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior. Membro do Conselho Científico da ABAVE-Associação Brasileira de Avaliação Educacional (2016-2022). É Assessor ou consultor Científico de importantes órgãos estatais de fomento à pesquisa: da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Professor visitante e honorário da Universidad Norbert Wiener - Peru (2020), professor visitante da Pontifícia Universidad Católica del Peru (2019), da Universidad de Los Lagos - Chile (2019) e da Universidad Nacional San Agustin de Arequipa - Peru (2019).  É membro do conselho editorial de importantes revistas na área da avaliação educacional, tais como Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Scielo) e Meta Avaliação (Scopus). 

  • Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

    Professor Titular vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (2019-2022). Bolsista Produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FE-USP, sob a supervisão do Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira. Atuou como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC Campinas no ano de 2019. É o Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2018-2022), membro da Comissão de Avaliação da área de Educação da CAPES (2019/2020). Avaliador do PNLD - Objeto 1 2020 e Objeto 2 2021. Editor Assistente da Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, Editor Assistente da Revista Educação da PUC Campinas. Participante de diversas sociedades internacionais: North American Nietzsche Society, PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education, ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación. Atuou como Visiting Scholar na Shanghai Jiao Ton University, China, em 2014, com financiamento do Santander Universidades, Programa Top China. Desenvolveu atividades como Professor Visitante na PUC Peru, em 2013 e em 2018, com financiamento da PUC Peru. Desenvolveu atividades como Professor Visitante Universidade da República, Udelar, Uruguai, em 2012 com financiamento da CAPES. Foi professor de Filosofia na Educação Básica, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, nas redes pública e privada, por 5 anos. Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, Mestre (área de Ética), Licenciado e Bacharel em Filosofia pela PUC Campinas. Foi Presidente da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE - 2011-2013 e 2013-2015). Foi Secretário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2016-2018). Foi Vice-Coordenador do Forpred Nacional (ANPEd - 2014-2015). Foi Coordenador do Forpred Sudeste (ANPEd - 2013-2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas em 2 mandatos, de 2010 a 2018. Foi Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Cento de Ciências Humanas e do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de 2006 a 2010. Foi membro do Grupo de Apoio Pedagógico, Gape, da Pró-Reitoria de Graduação da PUC Campinas, de 2005 a 2010. Participou de eventos acadêmicos com apresentação de trabalhos ou proferiu conferências em diferentes países, como Estados Unidos da América, China, Etiópia, República Tcheca, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru e México. É autor de Aristocratic Education in Nietzsche: individual achievement (Maryland: GlobalSouth, 2018)

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Publicado

2022-08-12

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Artigos

Como Citar

Lee, R. T., Calderón, A.-I., & Mendonça, S. (2022). Os doutorados profissionais em Educação Física no contexto das universidades de classe mundial . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 36, e36190094. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2022e36190094

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