Formação competitiva na Ginástica Rítmica: a experiência da participação na infância

Autores

  • Lorena Nabanete dos Reis-Furtado Universidade Federal do Ceará. Instituto de Educação Física e Esportes, Fortaleza, CE, Brasil
  • Michele Viviene Carbinatto Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37nesp215796

Palavras-chave:

Esporte, Competição, Pedagogia do Esporte, Pesquisa qualitativa

Resumo

A competição esportiva é inerente ao esporte e, portanto, deve fazer parte do processo de desenvolvimento esportivo, quer seja com foco para a formação do atleta em longo prazo, quer seja para a vida ativa. Logo, a inserção ao ambiente competitivo deve elencar a centralidade no praticante, instigando a progressão de aprendizagem individual e do grupo, a motivação e experiências diversas (e adversas) do esporte. Neste sentido, este artigo discute a formação competitiva na ginástica rítmica, com recorte sobre os eventos na infância. A triangulação de dados entre pesquisa documental, entrevista semiestruturada com 11 treinadoras e 03 gestoras e observação não-participante balizou a Análise de Conteúdo que revelou os ajustes nos eventos de base na GR: imaginário infantil como estratégia para escolha de músicas e/ou figurinos; decoração do ambiente aconchegante; uso do espaço de apresentação ampliando a demonstração síncrona de ginastas; grau de dificuldade de exercícios diferenciados para grupo de idade; arbitragem com postura despretensiosa e flexibilidade na ordem de apresentação a depender do comportamento de cada criança. Os bastidores sugeriam um brincar livre entre ginastas e equipes, proporcionando ambiente acolhedor, propício para experiência positiva incentivadora da permanência na prática.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Reis-Furtado, L. N. dos, & Carbinatto, M. V. (2023). Formação competitiva na Ginástica Rítmica: a experiência da participação na infância. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 37(Especial), e37nesp215796. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37nesp215796