Práxis docente para uma Educação Física Escolar Antirracista

Autores

  • Valéria Couto da Silva Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, São Paulo, SP, Brasil.
  • Soraia Chung Saura Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil.
  • Ana Cristina Zimmermann Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2025e39239391

Palavras-chave:

Antirracismo, Educação básica, Educação decolonial, Ensino

Resumo

Este artigo tem como objetivo elencar elementos que possibilitem alcançar uma Educação Física Antirracista, para além dos conteúdos, contribuindo para uma reflexão sobre as possibilidades de uma práxis docente antirracista. A pesquisa envolveu busca e análise de referencial téorico, especialmente afroperspectivista e decolonial, estudo de campo com grupo focal, análise de resultados. A partir dos resultados, foram selecionados  elementos que podem auxiliar para uma práxis docente antirracista para ampliar a reflexão: corporeidade e oralidade, a noção de comunidade, as rodas e o reconhecimento da diferença, o planejamento coletivo. Conclui-se que uma educação antirracista vai além da seleção de determinados conteúdos, mas na busca da consistência teórica e coerência curricular, a fim de construir uma aproximação ao referencial afrocentrado e decolonial em sua completude. Essa completude se dá na incorporação de modos de ser e fazer, de repensar a escola coletivamente em sua estrutura, e, de forma ampla, repensar as relações entre professores, estudantes, equipe escolar e comunidade.

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Publicado

2025-11-07

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Silva, V. C. da, Saura, S. C., & Zimmermann, A. C. (2025). Práxis docente para uma Educação Física Escolar Antirracista. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 39, e39239391. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2025e39239391