Educação Física, didática professoral e o aprendiz escolar

Autores

  • Dagmar A. Cynthia F. Hunger Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências, Bauru, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2025e39239592

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Física escolar, Didática

Resumo

Educação Física, didática professoral e o aprendiz escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Krznaric R. História para o amanhã: inspirações do passado para o futuro da humanidade. Bonrruquer A, tradutora.Rio de Janeiro: Difel; 2024.

Harari YN. 21 lições para o século 21. Geiger P, tradutor. São Paulo: Companhia das Letras; 2018.

Graeber D, Wengrow D. O despertar de tudo: uma nova história da humanidade. Marcondes C, Bottmann D, tradutores.São Paulo: Companhia das Letras; 2022.

Le Goff J. História e memória. 2a ed. Leitão B, et al., tradutores. Campinas: Editora da Unicamp; 1992.

Vigarello G. Exercitar-se, jogar. In: Corbin A, Courtine J, Vigarello G, organizadores. História do corpo: da Renascença às Luzes. 5a ed. Petrópolis: Vozes; 2012. p. 303-400.

De Masi D. Uma simples revolução: trabalho, ócio e criatividade - novos rumos para uma sociedade perdida. Figueiredo Y, tradutor. Rio de Janeiro: Sextante; 2019.

Alarcão I. O outro lado da competência comunicativa: a do professor. In: Fazenda I, organizadora. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus; 1998. p. 21-30.

Vasconcellos CS. Metodologia Dialética em Sala de Aula. Rev Educ AEC. 1992;83:1-18.

Tripp D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educ Pesq. 2005;31(3):443-66.

Piketty T, Sandel MJ. Igualdade: significado e importância. Do Coutto MFO, tradutora. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 2025.

Fazenda I. Didática e interdisciplinaridade. 13a ed. Campinas: Papirus; 2008. (Coleção Práxis).

Castro CM. Você sabe estudar? Quem sabe, estuda menos e aprende mais. Porto Alegre: Penso; 2015.

Repko AF, Szostak R, Buchberger MP. Introduction to interdisciplinary studies. 4a ed. Washington: Sage Publications; 2025.

El Andaloussi K. Pesquisas-ações: ciências, desenvolvimento e democracia. São Paulo: Edufscar, 2006.

Jarrín A. A biopolítica da beleza: cidadania cosmética e capitalismo afetivo no Brasil. São Paulo/Rio de Janeiro: Editora Unifesp/Editora Fiocruz; 2023.

Downloads

Publicado

2025-11-27

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Hunger, D. A. C. F. (2025). Educação Física, didática professoral e o aprendiz escolar. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 39, e39239592. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2025e39239592