Pesquisa didática e práxis docente em Educação Física: manifesto semiótico-pragmaticista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2025e39242518Palavras-chave:
Experiência, Linguagem, Pragmaticismo, Semiose, Semiótica, SignoResumo
Este ensaio objetiva problematizar a relação entre teoria e prática na Educação Física escolar, referenciando-se à semiótica e ao pragmaticismo de Charles S. Peirce, que compreende o pensamento como ação mediada por signos e enraizada na experiência. Apoia-se também em dados gerados em uma formação continuada com docentes de Educação Física, a qual se orientou por princípios da pesquisa-ação, entendida como uma atitude investigativa. Os desdobramentos dessa problematização indicam que a teoria não precede a experiência docente, mas dela emerge por esforços investigativos. A semiose, o processo de significação que compreende a vida como movimento incessante de atualização de sentidos, absorve “teoria” e “prática”, porque na experiência e na interpretação da experiência tudo é signo, sem hierarquia ou oposição. Foram identificadas as categorias teóricas que estruturam a proposição semiótico-pragmaticista: linguagem da movimentação (a especificidade da Educação Física); conteúdos (signos dinâmicos que se atualizam na relação docente-aprendentes-ambiente), aprendizagem (processo semiótico que resulta em mudança ou aquisição de crenças e hábitos) e conduta docente (ações intencionais mediadas por crenças, dúvidas e hábitos). Do ponto de vista do método concluiu-se que pesquisas didáticas devem: (i) ser protagonizadas por acadêmicos-universitários e docentes da educação básica em regime de colaboração, interlocução e diálogo; (ii) partir do concreto, formular abstrações e generalizações; e (iii) retornar aos concretos, alimentando a semiose e reorganizando a experiência. A proposição semiótico-pragmaticista oferecem ferramenta teórico-metodológicas para a vigilância epistemológica e pedagógica que persegue a coerência dos processos de ensino e aprendizagem, bem como alcança as concretudes dos contextos escolares e valoriza os saberes e condutas docentes.
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