Educação Física no Ensino Médio: aprendizagem motora como saber escolar

Autores

  • Walter Roberto Correia Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil.
  • Fernando Garbeloto dos Santos Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2025e39242978

Resumo

O presente capítulo tem por pretensão lançar uma argumentação que justifique possíveis ou eventuais contribuições educativas, a partir das noções e conceitos provenientes do campo do comportamento motor, mais especificamente, da aprendizagem motora, como forma de saber escolar discente, no âmbito da Educação Física no Ensino Médio.
Deste modo, estão postas proposições que trilharão um caminho descritivo e exploratório, articulando aspectos como a especificidade da educação escolar (saber escolar), objetivo e função social do Ensino Médio, características gerais da adolescência, especificidade do componente curricular Educação Física e, finalmente, a concatenação destes elementos com algumas premissas teóricas da aprendizagem motora como objeto/conteúdo a ser socializado pelo processo de escolarização. 
A hipótese de fundo é a de que a aprendizagem e a conscientização sobre o movimento do corpo humano, independente da perspectiva teórica que se assume ou se eleja, sempre estará no horizonte da intencionalidade educativa, principalmente, quando admitirmos que autonomia e conscientização são valores e ideias educativas que não devem ser negligenciados. Deste modo, se a Educação Física Escolar tem por incumbência sistematizar conhecimentos como fatos, procedimentos, valores e atitudes sobre o movimento do corpo humano, ou como estabelece a Base Nacional Comum Curricular, sobre as práticas corporais, aprender a identificar e mobilizar princípios que permitam ter autonomia e consciência para ampliar seu repertório de movimentação é absolutamente justificável, portanto, necessário.

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Publicado

2025-11-17

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Correia, W. R., & Santos, F. G. dos . (2025). Educação Física no Ensino Médio: aprendizagem motora como saber escolar. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 39, e39242978. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2025e39242978