Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação

Autores

  • Érico Felden Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Clarissa Stefani Teixeira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Anderlei dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000200007

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Formação de conceito, Classificação

Resumo

Apesar da grande relevância social, o tema qualidade de vida apresenta imprecisões teórico/metodológicas o que dificulta a investigação, o diálogo entre as diferentes áreas que trabalham com o tema e, principalmente, a aplicação do conhecimento produzido na melhoria da qualidade de vida da população. Buscando contribuir para a clarificação do conceito este estudo teve como objetivo, a partir da leitura, discussão e análise da literatura especializada, apresentar as principais abordagens, conceitos e propostas de classificação e avaliação da qualidade de vida. Verificou-se que as abordagens e conceitualizações sobre a qualidade de vida se apresentam na literatura de forma diversificada, e, por vezes, divergentes. A falta de consenso teórico leva muitas pesquisas a utilizarem conceitos como saúde, bem estar e estilo de vida como sinônimos de qualidade de vida. Novas abordagens epistemológicas no estudo do tema são necessárias bem como estudos que analisem a qualidade de vida em situações de intervenção.

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Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Sociocultural

Como Citar

Pereira, Érico F., Teixeira, C. S., & Santos, A. dos. (2012). Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 26(2), 241-250. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000200007