Representações sociais do corpo: um estudo sobre as construções simbólicas em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400008Palavras-chave:
Educação, Educação física, Corpo, Representações sociais, Anorexia, AdolescentesResumo
Este estudo, de natureza exploratória descritiva, buscou compreender as representações do corpo em adolescentes, do nono ano de escolaridade em Portugal em ambos os gêneros. Entrevistas foram gravadas, recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. Utilizou-se o programa informático NVivo para tratar os dados. Como resultado, verificamos que a herança cartesiana, concebe o corpo como extensão da mente. A representação feminina valoriza o estético, enquanto o corpo é instrumento e a saúde como valor, é representado pelo gênero masculino como forma de se estar no mundo. No lazer surge o movimento pelo movimento e de novo surge o convívio como valor. A comunicação social influência o sentido crítico de cada um. A anorexia nervosa é representada por questões socioculturais e os alunos não reconhecem a aluna diagnosticada com a patologia, no contexto escolar.Downloads
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Publicado
2012-12-01
Edição
Seção
Sociocultural
Licença
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Como Citar
Santiago, L. V., Oliveira, N. B. de, Bulhões, A. M. C., & Simões, A. C. (2012). Representações sociais do corpo: um estudo sobre as construções simbólicas em adolescentes . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 26(4), 627-643. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400008