Interferência contextual e nível de habilidade na aprendizagem do serviço do voleibol
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400016Palavras-chave:
Prática variada, Aprendizagem motora, Nível de habilidadeResumo
Este estudo investigou o efeito da interferência contextual (IC) na aquisição do serviço do voleibol em adolescentes com diferentes níveis de habilidade, considerando os testes de transferência imediato e retardado. A amostra foi composta por 56 meninas com idade entre 14 e 16 anos, distribuídas em quatro grupos de prática: aleatório com nível superior de habilidade (GAS), blocos com nível superior de habilidade (GBS), aleatório com nível inferior de habilidade (GAI) e blocos com nível inferior de habilidade (GBI). A tarefa motora consistiu dos serviços por baixo e por cima direcionados a alvos na quadra. Os resultados mostraram que o efeito da IC não foi observado nos grupos GAI e GBI, por outro lado, os grupos GAS e GBS apresentaram melhor desempenho no teste de transferência imediato. A ausência de diferenças significativas no teste de transferência retardado sugere que o efeito da IC pode ser temporário.Downloads
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Publicado
2012-12-01
Edição
Seção
Pedagógica e Comportamental
Licença
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Como Citar
Nhamussua, D. M., Prista, A., Basso, L., & Tani, G. (2012). Interferência contextual e nível de habilidade na aprendizagem do serviço do voleibol . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 26(4), 731-740. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400016