Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000200008Palavras-chave:
Gênero, Educação, EsporteResumo
Este estudo de caso teve como objetivo identificar os processos de inclusão/exclusão, em uma turma masculina de Educação Física escolar do ensino fundamental. Inclusão/exclusão, neste trabalho, são termos entendidos em uma relação dialética, um fenômeno compreendido sob uma característica dinâmica e indissociável, onde não se pode considerá-los através de significados distintos. Constatamos através da observação participante, com anotações em diário de campo, que o mecanismo central de inclusão/exclusão esteve baseado no desempenho físico e motor para a prática esportiva, em conjunto com uma competitividade exacerbada, característica central do modelo hegemônico de masculinidade, que se fez predominante entre os meninos nas aulas. Reconhecemos que a prática pedagógica do(a) professor(a) pode influenciar as interações entre os sujeitos, durante as atividades corporais, permitindo o convívio harmonioso de formas múltiplas de masculinidades entre os alunos, em direção ao movimento pela inclusão nas aulas de Educação Física e na Educação, de uma maneira geral.Downloads
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Publicado
2013-06-01
Edição
Seção
Sociocultural
Licença
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Como Citar
Brito, L. T. de, & Santos, M. P. dos. (2013). Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 27(2), 235-246. https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000200008