Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000400010Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre participação nas aulas de educação física (PAEF) e atitudes relacionadas à atividade física (gostar de fazer atividade física e preferir atividades de lazer fisicamente ativas) em adolescentes. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, a partir de uma amostra representativa de adolescentes (n = 4.207, 14-19 anos) estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco. Dados foram coletados através de um questionário previamente validado. Observou-se que entre os adolescentes que relataram participar das aulas de educação física a chance de gostar de fazer atividade física foi 73% maior nos rapazes e 93% superior nas moças em comparação àqueles que não participam das aulas. A chance de preferir atividades de lazer fisicamente ativas foi 97% e 72% superior nos rapazes e nas moças que PAEF, respectivamente. Concluiu-se que a PAEF está diretamente associada aos indicadores que expressam atitudes dos adolescentes em relação à atividade física.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-12-01
Edição
Seção
Pedagógica e Comportamental
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Como Citar
Hardman, C. M., Barros, S. S. H., Andrade, M. L. S. de S., Nascimento, J. V. do, Nahas, M. V., & Barros, M. V. G. de. (2013). Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 27(4), 623-631. https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000400010