Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol

Autores

  • Suziane Peixoto Santos-Naves Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Instituto de Ciências da Saúde
  • Rodolfo Novellino Benda Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Educação Física
  • Aline Horta Miguel Junqueira Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Instituto de Ciências da Saúde
  • Gabriel Menezes Alves Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Instituto de Ciências da Saúde
  • Ana Luíza Perez Pimenta Velloso Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Instituto de Ciências da Saúde
  • Herbert Ugrinowitsch Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400629

Resumo

O presente estudo investigou o efeito da distribuição das demonstrações na aprendizagem do saque japonês do voleibol. Dezoito sujeitos foram distribuídos em três grupos: G1 (oito demonstrações anteriores à prática), G2 (quatro demonstrações anteriores e quatro na 40º tentativa) e G4 (duas anteriores, duas na 20º, 2 na 40º, duas na 60º tentativas). A execução de uma pessoa habilidosa na tarefa foi filmada e utilizada como forma de demonstração para todos os grupos. O experimento consistiu de pré-teste com 10 tentativas, fase de aquisição com 80 tentativas e teste de retenção após 24 horas com 10 tentativas. Os resultados mostraram que as demonstrações anteriores à sessão de prática levaram a melhoras no escore e a demonstração distribuída levou a melhoras no padrão de movimento.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Santos-Naves, S. P., Benda, R. N., Junqueira, A. H. M., Alves, G. M., Velloso, A. L. P. P., & Ugrinowitsch, H. (2014). Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 28(4), 629-639. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400629