Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol
DOI:
https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400629Resumo
O presente estudo investigou o efeito da distribuição das demonstrações na aprendizagem do saque japonês do voleibol. Dezoito sujeitos foram distribuídos em três grupos: G1 (oito demonstrações anteriores à prática), G2 (quatro demonstrações anteriores e quatro na 40º tentativa) e G4 (duas anteriores, duas na 20º, 2 na 40º, duas na 60º tentativas). A execução de uma pessoa habilidosa na tarefa foi filmada e utilizada como forma de demonstração para todos os grupos. O experimento consistiu de pré-teste com 10 tentativas, fase de aquisição com 80 tentativas e teste de retenção após 24 horas com 10 tentativas. Os resultados mostraram que as demonstrações anteriores à sessão de prática levaram a melhoras no escore e a demonstração distribuída levou a melhoras no padrão de movimento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Pedagógica e Comportamental
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Como Citar
Santos-Naves, S. P., Benda, R. N., Junqueira, A. H. M., Alves, G. M., Velloso, A. L. P. P., & Ugrinowitsch, H. (2014). Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 28(4), 629-639. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400629