Por uma educação física antirracista
DOI:
https://doi.org/10.11606/1807-5509202000034nesp051Keywords:
Black human rights education, Anti-racist education, Physical Education, Black feminismAbstract
Human Rights Center of the School of Physical Education and Sport of the University of São Paulo: an educational perspectiveThis article discusses the contribution of black Physical Education teachers in the exercise of Diversity Pedagogy. Methodologically, we opted for theoretical study, content analysis, and semi-structured interviews. The research pointed out that black teachers redefi ned the social function of school Physical Education through experience reports that legitimize the relevance of ethnic-racial diversity in the P.E. curriculum, which is a viable and potent way of combating racism and inequalities. The results revealed the necessary knowledge for the construction of anti-racist Physical Education; the recognition that came from the pedagogical coordinators, who realized the importance of the contribution of Physical Education classes in the construction of the students’ Afro-Brazilian identity, and the process of ethnic-racial issues’ appropriation that defend education for black human rights in its integrity
Downloads
References
Carneiro S. Sobrevivente, testemunha, porta-voz. [Entrevista]. Rev Cult. (São Paulo). 2017; 223:13-20.
Carneiro S. Escritos de uma vida. São Paulo: Pólen Livros; 2019.
Gomes NL. Cultura negra e educação. Rev Bras Educ. 2003;23:75-85.
Gomes NL. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes; 2017.
Gomes NL, Oliveira FS, Souza KCC. Diversidade étnico-racial e trajetórias docentes: um estudo etnográfico em escolas públicas. In: Abramowicz A, Gomes N, organizadoras. Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica; 2010. p. 57-74.
Marques EPS. O acesso à educação superior e o fortalecimento da identidade negra. Rev Bras Educ. 2018;23:1-23. [citado 2 Abr. 2020] Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v23/1809-449X-rbedu-23-e230098.pdf.
Pires TRO. Racializando o debate sobre direitos humanos: limites e possibilidades da criminalização do racismo no Brasil. SUR. 2018;28:65-75.
Nobrega CCS. Educação antirracista no município de São Paulo: análise das experiências pedagógicas na área de educação física escolar [dissertação]. São Paulo (SP): Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; 2019.
Silva PVB, Araújo DC. Educação em Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial. Linhas Críticas. 2011;34:483-505.
Brasil. Relatório do Comitê Nacional para a Preparação da Participação Brasileira na III Conferência Mundial das Nações Unidas contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata. Brasília, DF: Ministério da Justiça; 2001.
Cassol PD. “Pra matar preconceito eu renasci”: o samba como uma ferramenta de emancipação em Direitos Humanos [dissertação]. Rio de Janeiro (RJ): Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade Nacional de Direito; 2019.
Paim EA, Pinheiro PM, Paula JB. Educação, relações etnicorraciais e decolonização na práxis de professores/as. Perspectiva. 2019;2:437-52.
Herrera Flores J. A reinvenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux; 2009.
Artes A, Unbehaum S. Escritos de Fúlvia Rosemberg. São Paulo: Cortez; 2015.
Silvério VR, Sousa KA. A socialização e a identidade: a escola e o dilema étnico-racial. In: Abramowicz A, Gomes N, organizadoras. Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica; 2010. p. 97-120.
Sales Júnior RL. Raça e justiça o mito da democracia racial e o racismo institucional no fluxo de justiça [tese]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco; 2006.
Munanga K. Negritude afro-brasileira: perspectivas e difi culdades. Rev. Antropol. 1990;33:109-17.
Guimarães ASA. Raça e os estudos de relações raciais no Brasil. Novos Estudos CEBRAP. 1999;54:149-56.
Hofbauer A. O conceito de “raça” e o ideário do “branqueamento” no século XIX: bases ideológicas do racismo brasileiro. Teoria Pesq. 2003;42-43;63-110.
Schucman LV. Racismo e Antirracismo: a categoria raça em questão. Rev Psicol Polít. 2010;19:41-55.
Silva PVB. A formação docente sob a ótica dos direitos humanos: diversidades etnicorraciais. In: Ferreira LFG, Zenaide MNT, Dias AA, organizadoras. Direitos Humanos na Educação Superior: Subsídios para a Educação em Direitos Humanos na Pedagogia. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB; 2010. p. 277-310.
Souza NS. Tornar-se negro. As vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Graal; 1983.
Guimarães ASA. Preconceito e discriminação: queixas de ofensas e tratamento desigual dos negros no Brasil. São Paulo: Editora 34; 2004.
Abramowicz A, Oliveira F, Rodrigues, TC. A criança negra, uma criança e negra. In: Abramowicz A, Gomes N, organizadoras. Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica; 2010. p. 75-96.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CP nº 3, de 10 de março de 2004. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF, 2004. [citado 11 Abr. 2017]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/003.pdf.
Brasil. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Brasília, DF, 2010. p. 16. [citado 2 Abr. 2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm.
Brasil. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF, 2003. [citado 2 Abr. 2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm.
Moraes, R H. Nos meandros do processo de formação da identidade profissional de professoras e professores negros [dissertação]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas; 2006.
Pinto UA. Didática e a docência em contexto. In: Marin A, Pimenta SG, organizadoras. Didática: teoria e pesquisa. São Paulo: Junqueira & Marin; 2015. p. 113-24.
Freire P. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1992.
Hardt M, Negri A. Multidão: guerra e democracia na era do Império. Rio de Janeiro/São Paulo: Record; 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Brazilian journal of physical education and sport
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)