Práxis docente para uma Educação Física Escolar antirracista

Authors

  • Valéria Couto da Silva Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, São Paulo, SP, Brasil.
  • Soraia Chung Saura Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil.
  • Ana Cristina Zimmermann Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2025e39239391

Keywords:

Basic education, Anti-racism, Teaching, Decolonial education

Abstract

This article aims to identify elements that enable antiracist Physical Education, beyond the content itself, contributing to a reflection on the possibilities of antiracist teaching practice. The research involved the search for and analysis of theoretical frameworks, especially Afrocentric and decolonial ones, a field study with a focus group, and analysis of results. Based on the results, elements that can contribute to an antiracist teaching practice and broaden the reflection were selected: corporeality and orality, the notion of community, circles and the recognition of difference, and collective planning. It is concluded that antiracist education goes beyond the selection of specific content, but also seeks theoretical consistency and curricular coherence, in order to build an approximation to the Afrocentric and decolonial framework in its entirety. This completeness occurs through the incorporation of ways of being and doing, of rethinking the school collectively in its structure, and, broadly, rethinking the relationships between teachers, students, school staff and the community.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Noguera R, Barreto M. Infancialização, ubuntu e teko porã: elementos gerais para educação e ética afroperspectivistas. Child Philos. 2018;14(31):625-644. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/36200.

Brasil. Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília (DF) 10 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm.

Nascimento DM, Pereira PS. A Lei 10.639/03 no currículo da educação básica: itinerário de seus 20 anos de implementação. Rev Cocar. 2024;20(38):1-21. Disponível em https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7908.

Munanga K, Organizador. Superando o Racismo na Escola. 2a ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf.

Silva PBG. Educação das Relações Étnico-raciais nas instituições escolares. Educ Rev. 2018;34(69):123-150. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/xggQmhckhC9mPwSYPJWFbND/.

Nóbrega CCS. Por uma educação física antirracista. Rev Bras Educ Fís Esporte. 2020;34(Esp.):51-6. Disponível em: https://revistas.usp.br/rbefe/article/view/173145.

Maranhão F. Jogos africanos e afro-brasileiros nas aulas de educação física: processos educativos das relações étnico-raciais [dissertação]. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos; 2009.

Oliveira LM. O ensino da história e cultura afro-brasileira e a educação física: um estudo sobre currículo vivido em Santo André [dissertação]. São Paulo (SP): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós Graduação em Educação; 2012.

Xavier VMFL, Cordeiro LLB, Venâncio L. Residência pedagógica e as relações étnico-raciais na educação física escolar. EnPe. 2022;3(1):1-8. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8921.

Mattos IG. Estética afirmativa: corpo negro e educação física. Curitiba: Editora Appris; 2021.

Soares RL, Silveira MICM, Silveira PRC. Por uma Educação Física antirracista: estratégias de ensino para o conteúdo de danças afro na formação docente. Rev Digit LAV. 2024;17(1):1-21. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/88086.

Maldonado DT, Neira MG. O lugar da cultura negra, afro-brasileira e indígena nas aulas de Educação Física. Cad Educ Fís Esporte. 2021;19(3):19-25. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/26982.

Moraes MAG, Maldonado DT. Currículo crítico-libertador da Educação Física: : contribuições para a efetivação de uma educação antirracista na educação básica. Rev Cad Aplicação. 2025;38:1-20. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/137691.

Freire P. Pedagogia do oprimido. 17a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1987.

Cavalleiro E. Educação antirracista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: Cavalleiro E, organizadora. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro; 2001. p. 141-160.

Corrêa DA, Rodrigues PC. Reconhecer para enfrentar: práxis pedagógica antirracista na educação física escolar. Motricidades: Rev SPQMH. 2021;5(3):294-307. Disponível em: https://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p294-307.

Silva VC. Por uma Educação Física libertadora: práticas corporais de origem africana transgredindo as fronteiras da instituição escolar [dissertação]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação; 2025.

Zimmermann AC. Educação Física: corpo e diálogo. In: Correia WR, Silveira SR, editores. Educação Física: conhecimento e especificidade. Várzea Paulista: Fontoura; 2019. p.135-150.

Saura, SC. O corpo que sabe a linguagem do brincar. In: Moulin G, Bueno R, editores. Semana Mundial do Brincar. Brasil: 2018. p. 21-26. Disponível em http://aliancapelainfancia.org.

Irobi E. O que eles trouxeram consigo: Carnaval e persistência da performance estética africana na diáspora. Proj Hist. 2012;44:273-293. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/9857.

Mance EA. As filosofias africanas e a temática da libertação. Curitiba: Instituto de Filosofia da Libertação; 1995.

Zimmermann AC, Saura SC. Les savoirsoubliés: corps, tradition et lenvironnement dans lescommunautés brésiliennes et latino-américaines. Recherches&Éducations. 2020 Jul. Disponível em: https://journals.openedition.org/rechercheseducations/9147.

Zimmermann AC. Jogos Tradicionais: Experimentação de diferentes lógicas, formas de ser e conhecer. Rev Centro Pesqui Form. 2021;13:55-72. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/wp-content/uploads/2021/12/Jogos-tradicionaisexperimentac%CC%A7a%CC%83o-de-diferentes-lo%CC%81gicas-formas-de-ser-e-conhecer-AnaCristina-Zimmermann.pdf.

Silva VC, Zimmermann AC. Por uma educação física libertadora: práticas corporais de origem africana transgredindo as fronteiras da instituição escolar. Anais da VI Conferência Internacional de Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica. 2024. Porto Alegre. Porto Alegre: ediPUCRS; 2024. v.1. p. 1-13.

Bâ AH. Tradição Viva. In: Ki –Zerbo J, editor. História Geral da África I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO; 2010. p.167-214.

Noguera R. Entre a linha e a roda: Infância e Educação das Relações Étnico-raciais. Rev Magistro. 2017;1(15):398-419. Disponível em: https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4532.

Santos AB, Goldman M. Cosmopolítica e cosmofobia: diálogos entre Antonio Bispo dos Santos e Marcio Goldman. Rev Calundu. 2024;8(1):90-104. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacalundu/article/view/55156.

Santos AB. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Piseagrama /Ubu Editora; 2023.

hooks b. Ensinando Comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Elefante; 2021.

Zimmermann AC. Docência: do movimento entre fazer e refletir. In: Correia WR, Muglia BR, organizadores. Educação Física no Ensino Fundamental: da inspiração à ação. São Paulo: Fontoura; 2015. p. 21-34.

Published

2025-11-07

Issue

Section

Ensaios

How to Cite

Silva, V. C. da, Saura, S. C., & Zimmermann, A. C. (2025). Práxis docente para uma Educação Física Escolar antirracista. Brazilian Journal of Physical Education and Sport, 39, e39239391. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2025e39239391