Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092006000200004Palabras clave:
Conhecimento de resultados (CR), Faixa de amplitude, Retroalimentação, Controle de força, Processo adaptativo, Habilidades motoras, Aprendizagem motoraResumen
A aquisição de habilidades motoras implica em estabilização funcional e aplicação do que foi adquirido a novas situações. Esse processo dinâmico caracteriza um ciclo de instabilidade-estabilidade-instabilidade, que resulta em crescente complexidade e pressupõe a reconsideração de fatores de incerteza e desordem. O conhecimento de resultados (CR), informação externa para o aprendiz sobre o resultado do movimento, é um fator que permite a manipulação da quantidade de certeza relativamente à meta. A presente pesquisa teve o propósito de estudar a integralidade do fornecimento de CR no processo adaptativo em aprendizagem motora. Segundo os resultados, CR fornecido apenas quando o erro ultrapassa um limite preestabelecido não prejudicou a aquisição de uma habilidade motora de controle de força manual.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2006-06-01
Número
Sección
naodefinida
Licencia
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Cómo citar
Barrocal, R. M., Perez, C. R., Meira Junior, C. de M., Gomes, F. R. F., & Tani, G. (2006). Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 20(2), 111-119. https://doi.org/10.1590/S1807-55092006000200004