Efeito da experiência do treinador sobre o ambiente motivacional e pedagógico no treino de jovens
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000100002Palabras clave:
Jovens, Treinador, Tarefa, Ego, AtitudesResumen
O estudo investiga o efeito da experiência do treinador sobre as categorias observadas da comunicação em competição, as orientações para a realização de objetivos, as atitudes face à prática desportiva e as percepções dos atletas sobre o comportamento do treinador. Utilizando o Coach Behavior Assessment System (CBAS), de Smith, Smoll e Hunt (1977), foram gravados em áudio e vídeo e posteriormente analisados 18 jogos de seis treinadores de Basquetebol do escalão de sub-16 anos masculinos, três experientes e três inexperientes. Os jogadores das equipes observadas (n = 58) preencheram as versões portuguesas do Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire/TEOSQ (Chi & Duda, 1995) e do Sport Attitudes Questionnaire/SAQ (Lee & Whitehead, 1999), bem como o questionário de percepções do comportamento do treinador do CBAS. Os resultados revelaram um efeito estatisticamente significativo da experiência ou inexperiência do treinador, tanto sobre as categorias comportamentais observadas em jogo como sobre as dimensões dos questionários.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-03-01
Número
Sección
naodefinida
Licencia
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Cómo citar
Gonçalves, C. E., Silva, M. J. C. e, Cruz, J., & Figueiredo, A. (2010). Efeito da experiência do treinador sobre o ambiente motivacional e pedagógico no treino de jovens . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 24(1), 15-26. https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000100002