Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física

Autores/as

  • Thiago Pimenta Universidade Integradas do Brasil
  • Tony Honorato Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000400007

Palabras clave:

Educação física, Pedagogia, Conteúdo, Esporte, Estudante

Resumen

O objetivo deste estudo foi identificar, mediar e problematizar os conceitos de esporte formados pelos alunos. A perspectiva da mediação pedagógica, em especial as contribuições de FONTANA (2000) e leitura sociológica de BOURDIEU (1983), foram fundamentos teóricos para pensarmos os conceitos de esporte produzidos em aula. A pesquisa, caracterizada como participante, foi realizada com alunos de sextas e sétimas séries de uma Escola Estadual localizada na cidade de São Paulo. Os dados foram sistematizados em relatórios referentes às aulas mediadas pelo professor/pesquisador. A partir da mediação pedagógica e da análise dos relatórios é possível considerar que houve mudança de pensamento dos estudantes em relação ao fenômeno esportivo na direção da natureza sociocultural.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2010-12-01

Número

Sección

naodefinida

Cómo citar

Pimenta, T., & Honorato, T. (2010). Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 24(4), 493-505. https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000400007