Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais

Autores/as

  • Alexandra Folle Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Desportos e Saúde
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Desportos e Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000400008

Palabras clave:

Formação profissional, Entrada na carreira, Ciclos de vida docente, Aposentadoria

Resumen

O presente estudo teve como objetivo analisar a trajetória docente em Educação Física. Os percursos formativos e profissionais de quatro professores de Educação Física, com mais de 25 anos de intervenção profissional em escolas estaduais da cidade de Florianópolis foram investigados. Para analisar a trajetória docente foram utilizadas três fontes de coletas de informações: a) entrevistas semi-estruturadas com os professores de Educação Física; b) entrevistas semi-estruturadas com três colegas de trabalho; c) análise documental. A técnica da análise de conteúdo foi utilizada na análise das informações. Os resultados revelaram que os professores, ao mesmo tempo em que tiveram experiências positivas diversificadas durante suas formações iniciais, vivenciaram experiências negativas muito similares, destacando-se a distância entre suas experiências formativas e a realidade das escolas públicas. Como estratégia de continuidade do percurso formativo, os docentes realizaram cursos de pós-graduação em nível de especialização e de capacitação profissional. A entrada na carreira possibilitou sentimentos tanto de sobrevivência quanto de descoberta, sobressaindo-se o choque com a realidade. No decorrer de seus percursos profissionais, assumiram cargos comissionados e de confiança nas escolas em que atuavam. O desinvestimento amargo predomina no percurso profissional de apenas um professor, enquanto os demais demonstram aguardar a aposentadoria de forma mais serena. Como expectativas relacionadas à aposentadoria, pretendem desenvolver atividades profissionais diversificadas, não retornando à docência escolar.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2010-12-01

Número

Sección

naodefinida

Cómo citar

Folle, A., & Nascimento, J. V. do. (2010). Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 24(4), 507-523. https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000400008