Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico

Autores

  • Mônica Urroz Sanchotene Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Educação Física
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000300011

Palavras-chave:

Educação física, Prática pedagógica, Experiências vividas, Formação de professores

Resumo

O presente artigo buscou identificar a constituição da prática pedagógica de professores de educação física e compreender qual a relação entre as experiências vividas pelos professores e a sua prática pedagógica. Desenvolvemos um estudo de caso etnográfico com sete professores de educação física de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Foram realizadas oito entrevistas semi-estruturadas e 200 horas de observação participante. A pesquisa está fundamentada nas teorias da ação e na nova epistemologia da prática. Identificamos que os professores desenvolvem rotinas e estratégias criativas, baseadas fundamentalmente em suas experiências vividas, para alcançar os objetivos de suas aulas e que sua prática pedagógica está relacionada aos saberes que os mesmos produziram ao longo de seu ciclo de vida. O estudo foi apresentado aos colaboradores como forma de validação da pesquisa e de estabelecer um diálogo que propiciasse aos professores refletir sobre as suas práticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Sanchotene, M. U., & Molina Neto, V. (2013). Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 27(3), 447-458. https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000300011