Uma atividade pioneira : Os cursos de extensão em Botânica para alunos e profissionais de meio ambiente em Juquitiba , Sp
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v3i0p15-21Palabras clave:
Mata Atlântica. Árvores. Didática.Resumen
Este artigo relata uma iniciativa pioneira de alunos de graduação e pós-graduação da USP, Unicamp e Uninove, os quais vêm oferecendo, a estudantes e profissionais da área ambiental, cursos de identificação em campo das famílias botânicas arbóreas da Mata Atlântica da região Metropolitana de São Paulo em Juquitiba. O curso foi organizado com base nas coletas botânicas realizadas desde 2005 na região do Alto Juquiá. Tais coletas embasaram a produção de uma chave analítica vegetativa para reconhecimento das famílias e principais gêneros arbóreos. Do mesmo modo, foi elaborada uma apostila didática contendo glossário, chaves descritivas, técnicas de amostragem e de herborização, e um CD com fotos de mais de 220 espécies nativas regionais. Desde janeiro de 2008 foram realizados três cursos, nos quais participaram 44 alunos. Os participantes tiveram a oportunidade de observar 106 ramos de espécies nativas, agrupados em 54 famílias, proporcionando visão geral da riqueza arbórea da Mata Atlântica. Na programação do curso consta uma palestra teórica, a identificação de ramos vegetais com o uso da chave dicotômica, caminhadas na floresta e uma atividade lúdica que encerra as atividades.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).