Contribuições para a Educação Cientifica na Região de Ribeirão Preto/SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v4i0p59-67Palavras-chave:
Química. Ensino Médio. Divulgação científica.Resumo
Este projeto foi criado pelo Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ) do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto visando contribuir para a educação científica, principalmente de jovens em idade escolar na Região de Ribeirão Preto. Ele tem possibilitado a promoção de vários eventos, tais como: Olimpíadas de Química; realização de visitas de escolas à Universidade; oferecimento de oficinas para estudantes e professores de ensino médio. Em todas as atividades são discutidos conceitos formativos e informativos com os participantes. Os licenciandos em química, que atuam como monitores, têm oportunidade de colaborar na organização e realização das atividades, podendo ampliar sua formação. Este projeto abre precedentes para uma divulgação contínua da ciência, importante para a formação de cidadãos. As atividades, além de beneficiar os alunos do Ensino Médio que puderam conhecer um pouco da Universidade e discutir a Química como ciência e profissão, também se constituíram em um espaço para a formação inicial do professor de química.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).