Aproximando Universidade e Escola Técnica: Lições Aprendidas com o Incentivo à Pesquisa no Ensino Médio Profissionalizante
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v15i0p61-73Palavras-chave:
Extensão. Iniciação Científica. Ensino Médio ProfissionalizanteResumo
O artigo descreve um estudo de monitoramento dos resultados das atividades de um projeto de aproximação entre universidade e escola técnica, em curso desde 2011, no Vale do Ribeira-SP, que reúne docentes do Instituto de Psicologia da USP, professores e estudantes das escolas técnicas dos municípios de Registro e Iguape. Por meio de questionários aplicados junto aos professores das escolas técnicas, entrevistas em grupo com os estudantes, leitura de relatórios elaborados por eles e conteúdos de um vídeo contendo suas narrativas, descreve-se os efeitos do projeto para a turma de estudantes do ano de 2012. A análise dos dados priorizou os ganhos formativos e pessoais dos estudantes com a participação no projeto, descrevendo seu desempenho e progresso. O estudo de monitoramento mostrou que a participação no projeto favoreceu aquisições de caráter acadêmico e relacional dos estudantes, contribuindo para que melhorassem suas habilidades de leitura e escrita, a organizar melhor os materiais de estudo, a ampliar sua capacidade de trabalhar em equipe e de cumprir prazos para realização de atividades. O artigo discute o potencial de iniciativas dessa natureza para valorização do intercâmbio entre universidade e escola pública e integração entre pesquisa e extensão universitáriaDownloads
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Publicado
2016-06-30
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Aproximando Universidade e Escola Técnica: Lições Aprendidas com o Incentivo à Pesquisa no Ensino Médio Profissionalizante. (2016). Revista De Cultura E Extensão USP, 15, 61-73. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v15i0p61-73