Aproximando Universidade e Escola Técnica: Lições Aprendidas com o Incentivo à Pesquisa no Ensino Médio Profissionalizante

Autores

  • Alessandro de Oliveira dos Santos Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Bernardo Parodi Svartman Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Fernando Viana de Carvalho Rocco Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Luis Guilherme Galeão-Silva Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Ricardo Casco Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Gustavo Martineli Massola Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v15i0p61-73

Palavras-chave:

Extensão. Iniciação Científica. Ensino Médio Profissionalizante

Resumo

O artigo descreve um estudo de monitoramento dos resultados das atividades de um projeto de aproximação entre universidade e escola técnica, em curso desde 2011, no Vale do Ribeira-SP, que reúne docentes do Instituto de Psicologia da USP, professores e estudantes das escolas técnicas dos municípios de Registro e Iguape. Por meio de questionários aplicados junto aos professores das escolas técnicas, entrevistas em grupo com os estudantes, leitura de relatórios elaborados por eles e conteúdos de um vídeo contendo suas narrativas, descreve-se os efeitos do projeto para a turma de estudantes do ano de 2012. A análise dos dados priorizou os ganhos formativos e pessoais dos estudantes com a participação no projeto, descrevendo seu desempenho e progresso. O estudo de monitoramento mostrou que a participação no projeto favoreceu aquisições de caráter acadêmico e relacional dos estudantes, contribuindo para que melhorassem suas habilidades de leitura e escrita, a organizar melhor os materiais de estudo, a ampliar sua capacidade de trabalhar em equipe e de cumprir prazos para realização de atividades. O artigo discute o potencial de iniciativas dessa natureza para valorização do intercâmbio entre universidade e escola pública e integração entre pesquisa e extensão universitária

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alessandro de Oliveira dos Santos, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    docente do Instituto de Psicologia da USP
  • Bernardo Parodi Svartman, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    docente do Instituto de Psicologia da USP
  • Fernando Viana de Carvalho Rocco, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    mestrando do Instituto de Psicologia USP
  • Luis Guilherme Galeão-Silva, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    docente do Instituto de Psicologia da USP
  • Ricardo Casco, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    pós-doutorando do Instituto de Psicologia da USP
  • Gustavo Martineli Massola, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    docente do Instituto de Psicologia da USP

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aproximando Universidade e Escola Técnica: Lições Aprendidas com o Incentivo à Pesquisa no Ensino Médio Profissionalizante. (2016). Revista De Cultura E Extensão USP, 15, 61-73. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v15i0p61-73