Ingênuo é quem age ingenuamente: a relação entre a atenção do investidor de varejo, investimento em valor e ruído

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-057x20252196.pt

Palavras-chave:

atenção do investidor, investimento em valor, traders ruidosos, Google trends, índice CAPE

Resumo

Este artigo investiga se variáveis de ruído, como tendências de preço e sentimento de mercado, atraem mais atenção desses investidores do que informações relacionadas a valor, como o índice preço-lucro. A literatura que investiga o papel dos investidores individuais nos mercados acionários forneceu vasta evidência sobre o desempenho dos investidores de varejo. No entanto, pouca atenção foi dada ao exame dos fatores que induzem esses investidores a negociarem. A principal motivação deste estudo é fornecer evidências para responder a essa pergunta. A evidência de que informações de investimento em valor são mais importantes para decisões de investimento do que parâmetros de ruído, e de que essa importância é mais aguda quando o mercado acionário se torna mais barato, indica que os investidores de varejo comumente baseiam seu processo de tomada de decisão em informações eficientes, o que é incompatível com o entendimento de que esses agentes tomam decisões de investimento ingênuas. As descobertas desafiam a suposição comum presente em vários modelos de investidores de ruído nos quais investidores individuais são candidatos naturais a investidores ingênuos, alinhando-se com uma vertente mais recente da literatura que documenta que investidores de varejo tomam decisões de investimento eficientes. Emprega-se um modelo OLS e uma abordagem de regressão quantílica. A variável dependente (atenção do investidor) é representada pelo volume de buscas do Google sobre pesquisas online em diferentes índices do mercado acionário. As variáveis independentes são sentimento de mercado (com base na pesquisa da American Association of Individual Investors), retorno de mercado e o índice CAPE de Robert Shiller. Os resultados sugerem que a dinâmica preço-lucro é mais importante na explicação das mudanças na atenção do que variáveis de ruído. Além disso, o sinal negativo exibido pela relação valor-atenção indica que os investidores individuais estão mais (menos) atentos às ações quando elas se tornam mais baratas (mais caras). Eu também demonstro que essa associação é mais representativa durante mercados em baixa, mas ausente durante períodos positivos, contradizendo o fato estilizado de que os investidores de varejo são uma força propulsora das bolhas.

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Publicado

2025-09-03

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Piccoli, P. (2025). Ingênuo é quem age ingenuamente: a relação entre a atenção do investidor de varejo, investimento em valor e ruído. Revista Contabilidade & Finanças, 36(98), e2196. https://doi.org/10.1590/1808-057x20252196.pt