O efeito da cobertura da mídia no gerenciamento de resultados: evidências das companhias brasileiras

Autores/as

  • Gabriela de Abreu Passos Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Contabilidade, Ponta Grossa, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0165-3615
  • Rodrigo de Souza Gonçalves Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Brasília, DF, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3768-2968

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-057x20231869.en

Palabras clave:

mídia, gerenciamento de resultados, companhias brasileiras

Resumen

Esta pesquisa tem por objetivo verificar o efeito da cobertura da mídia no gerenciamento de resultados das companhias abertas brasileiras. Utilizou-se uma amostra de 284 empresas brasileiras não financeiras, listadas na B3 com dados trimestrais no período de 2011-2022. A cobertura da mídia foi mensurada pelo logaritmo natural do número de notícias publicadas sobre as firmas, e, para o gerenciamento de resultados, empregou-se um modelo de detecção por meio de accruals (Collins et al., 2017), estimados mediante painel desbalanceado em GMM 2SLS. Os resultados demonstram uma associação negativa entre a cobertura da mídia e o gerenciamento de resultados, indicando que os gestores, mediante a visibilidade midiática, tendem a gerenciar menos os resultados para evitar desdobramentos negativos sobre o desvio do valor real do lucro. A pesquisa revela que a mídia brasileira atua como agente externo de governança ao induzir, via monitoramento das ações gerenciais, a melhoria da informação contábil. Ante a relevância do papel exercido pela mídia, sobretudo pela rápida disseminação da informação, os resultados demonstram que a cobertura midiática contribui na redução de ruídos oriundos do gerenciamento de resultados. Desdobramentos dessa constatação podem impactar gestores e o mercado de capitais por explicitarem que a mídia é um agente que interfere, ainda que indiretamente, nas ações corporativas. Tem-se, portanto, que a mídia influencia diferentes organizações, com efeitos em práticas gerenciais que buscam melhorar a transparência. O estudo busca preencher uma lacuna quanto ao efeito da cobertura da mídia brasileira no gerenciamento de resultados, lançando luz sobre a mídia como elemento externo de governança corporativa que contribui para um ambiente de melhor informação de natureza contábil.

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Publicado

2024-05-29

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

Passos, G. de A., & Gonçalves, R. de S. (2024). O efeito da cobertura da mídia no gerenciamento de resultados: evidências das companhias brasileiras. Revista Contabilidade & Finanças, 35(94), e1869. https://doi.org/10.1590/1808-057x20231869.en