O empoderamento de mulheres para o enfrentamento da violência doméstica e familiar – reflexões sobre o projeto Maria, Marias

Autores

  • Bruna Angotti Doutoranda e mestre em Antropologia Social pela USP e especialista em Criminologia pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. É professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenadora do Núcleo de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Atua na equipe do projeto Maria, Marias desde 2011.
  • Tatiana Santos Perrone UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v3i3p490-498

Palavras-chave:

Lei Maria da Penha, Empoderamento, Educação popular em direitos, Violência doméstica e familiar contra as mulheres

Resumo

O presente artigo tem por objetivo expor algumas reflexões sobre educação popular em direitos como instrumento para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres. As reflexões partem da experiência do projeto Maria, Marias que busca organizar e mobilizar mulheres para aplicação integral da Lei 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha. O Maria, Marias tem como principal atividade um curso anual que visa capacitar sobre a lei, serviços e ONGs que trabalham no enfrentamento da violência contra as mulheres. Após apresentar o projeto e seu funcionamento, são trabalhados os depoimentos sobre o impacto do curso na perspectiva das alunas da 7ª e 8ª edição, que em suas avaliações escritas do curso trazem as palavras “empoderamento”, “conhecimento”, “luta” e “rede” para traduzir o que significou para essas mulheres participar do Maria, Marias. Para finalizar, apresentamos algumas breves considerações refletindo sobre as potencialidades da educação popular em direitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tatiana Santos Perrone, UNICAMP
    Doutoranda em Antropologia Social pela Unicamp e mestre pela USP. É coordenadora adjunta do Núcleo de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e coordenadora do projeto Maria, Marias, desde 2014.

Downloads

Publicado

2016-08-18

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Como Citar

O empoderamento de mulheres para o enfrentamento da violência doméstica e familiar – reflexões sobre o projeto Maria, Marias. (2016). Revista Digital De Direito Administrativo, 3(3), 490-498. https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v3i3p490-498